JOSÉ OSWALDO DE ARAÚJO
( Minas Gerais – Brasil )
( 1887 – 1975 )
José Oswaldo de Araújo (Dores do Indaiá, 11 de março de 1887 - Vespasiano, 13 de fevereiro de 1975). poeta, professor, escritor, advogado, jornalista, membro da Academia Mineira de Letras, político, prefeito de Belo Horizonte, banqueiro, segurador e empresário.
Filho de José Pedro de Araújo Lima, coletor federal e estadual na cidade mineira de Dores do Indaiá e Firmina Melo Araujo. Foi para Belo Horizonte em 1907 estudar no externato do Ginásio Mineiro, onde se tornou figura destacada e recebeu vários convites, sendo que depois formou-se em Direito. Entrou para o jornalismo como repórter e fundador do Diário de Minas, onde ocupou todos os postos inclusive a direção, sendo que ainda trabalhou em várias redações de jornais e revistas.
Escreveu versos, estudos literários, crônicas para muitos livros. Foi fundador e Diretor Presidente da Companhia de Seguros Minas Brasil e participou também do Banco de Minas Gerais o qual foi Diretor Vice-Presidente. Casou-se com Clelia Campos Continentino em 1917, com quem teve três filhos: Maria Clélia de Araújo Santos, Myriam Continentino de Araújo Penna e Alberto Oswaldo Continentino de Araújo.
SANTOS, Diva Ruas. Antologia da Poesia Mineira. Belo Horizonte: Ed. Cuatiara, 1992. 192 p. Capa e montagem Maxs Portes. Editora: Diva Ruas Santos - Apresentação: Alberto Barroca.
Ex. bibl. Antonio Miranda
O QUE ME FEZ ESCRAVO
Não foi a formosura de teus traços,
Nem a nobreza de teu porte altivo
O que me fez andar, como cativo,
Na esteira caprichosa de teus passos.
Não se deixa prender por esses laços
O coração de um ser contemplativo:
— Fidalguia é bem frágil atrativo;
Beleza é como nuvem nos espaços...
O que me fez seguir-te noite e dia,
Não foram esses dons que a fantasia
Exalta, e os anos, no passar, consomem:
Foi a bondade tua, que a bondade
Sabe mais que a beleza e a majestade
Pôr algemas de ferro em pulsos de homem!
*
VEJA e LEIA outros poetas de MINAS GERAIS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/minas_gerais/minas_gerais.html
Página publicada em agosto de 2022
|